O Comércio Atacadista no RS – Parte III

Os cinco serviços prestados pelos atacadistas aos seus Clientes (Varejistas).
Função de disponibilidade de produtos
É a pronta entrega dos produtos requeridos, graças a sua proximidade e capacidade distributiva, tarefa que dificilmente os fabricantes conseguiriam desempenhar.
Função de conveniência no suprimento
O atacadista pode entregar os produtos desejados pelos varejistas, mesmo que em pequenas quantidades, simplificando seus pedidos de compras, que em vez de serem feitos para centenas de empresas, podem ser destinados a apenas um atacadista, reduzindo custos de transação.
Função de fracionamento
Frequentemente, os varejistas não necessitam de grandes quantidades, o que tornaria o processo de vendas pelo fabricante extremamente mais complexo, O atacadista desempenha esta função ao comprar, em grandes quantidades, da indústria de alimentos e bebidas, fracionando os produtos em seus depósitos para entregas aos varejistas, nas quantidades desejadas.
Função de crédito e financeira
Os atacadistas podem oferecer crédito e prazo para pagamento, facilitando o capital de giro do varejista, e também, reduzindo a necessidade de carregamento de estoques, graças a sua logística de suprimentos.
Função de suporte técnico
Auxilia varejistas com relação a como vender produtos, usar produtos técnicos, entre outras ações. Como os atacadistas têm grande interesse na eficiência dos varejistas, para conseguir maiores vendas, são também conhecedores de técnicas modernas de varejo, bem como, promovem assistência no planejamento do “layout” de lojas, construções e outras especificações, assistência em relações públicas, métodos de manutenção e contabilidade, sistemas de informações, procedimentos administrativos e outros.

Em lojas localizadas em áreas de grande aglomeração, os atacadistas podem suprir demandas via reposições rápidas (manutenção de estoques é cara, devido ao preço do espaço, tais como em lojas de conveniência e farmácias, podendo fornecer entregas em 24 horas, no formato que querem receber para reposição, com pedidos eletrônicos, entre outros). Além disso, os atacadistas possuem, normalmente, diversidade de produtos nos catálogos, depósitos grandes e interligados, menores custos unitários, descontos por quantidades compradas, múltiplas marcas (têm muitos fornecedores), interesse (em ter as marcas) e também possuem marcas próprias, sendo mais uma oferta para o varejista.

Um abraço a todos.

Respostas de 2

  1. Gostaria de comentar em todos os seus Posts Feijó, mas não dá tempo. Nesta continuação sobre atacados, aborda alguma coisa do setor de eletroeletrônicos ou peças, principalmente da turma do eixo do mal, ok? No mais os textos estão ótimos e as fotos originais. Aquele encontro da Perdigão, não pude ir, mas ouvi a palestra do homem na Federasul, também achei meio raso, meio frio, só a política, também o que mais ele poderia dizer. Tchau e um abraço.

  2. Como está mestre? Apareça por aqui, o café está servido, é sempre bem-vindo. Comprei o livro, está jóia. Mas deixa dar um pitaco na questão atacadista: O canal de distribuição precisa urgente de tecnologia, e não falo só de equipamentos, mas de peopleware. Não estou conseguindo achar gente!!! Pelo amor de deus!?? Onde estão os profissionais!?!?!? Estou contratando no instinto Feijó, quem tem me valido nestes momentos difíceis é o Mauro e a Lúcia, que tu me indicastes, no resto é só frustração. Um grande abraço. Lauro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais destaques

Posts relacionados